ANESTESIOLOGIA MÉDICA EM SANTA CATARINA E A SAESC

A história da anestesiologia como especialidade médica em Santa Catarina, está interligada desde os seus primórdios à criação da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), à Associação Catarinense de Medicina (ACM) da qual a Anestesiologia fazia parte como um dos seus Departamentos, o Departamento de Anestesiologia da ACM, que depois se transformou em Sociedade de Anestesiologia do Estado de Santa Catarina (SAESC), com sede própria em Florianópolis.
Foi nos anos cinqüenta, que a anestesiologia teve seu início, como especialidade médica. Antes desta fase, alguns procedimentos cirúrgicos eram realizados com a participação de médicos anestesiologistas vindos de outros estados.
A primeira anestesia realizada em Florianópolis em que participou um médico anestesiologista ocorreu em 1946. Foi o Dr. Flávio Kroeff Pires, anestesiologista e o Dr. Cesar Ávila, cirurgião, que vieram de Porto Alegre, a fim de operarem a mulher de um médico acometida de lesão renal por incompatibilidade sanguínea.
Em 1949, o Dr. Pedro Gereto de São Paulo, viajou à Florianópolis, a convite do Hospital de Caridade, para realizar demonstrações de técnicas anestésicas utilizando um aparelho de Heidbrink, recém adquirido pelo Hospital.
No ano seguinte, com a chegada de um cirurgião de tórax, à Florianópolis, tornou-se imperativa a necessidade de um médico anestesiologista. O Dr. Danilo Freire Duarte, que na época iniciava sua carreira profissional como médico clínico geral, aceitou a sugestão do Dr. Isaac Lobato Filho, o cirurgião torácico. O Dr. Danilo foi ao Rio de Janeiro, para o Hospital dos Servidores Municipais (atual Hospital do IASERJ) da então Prefeitura Municipal do Distrito Federal, realizar um estágio sob supervisão do Dr. Zairo Vieira, em cuja equipe de anestesiologia incluía os Drs.Renato Ribeiro e Walter Vieira.
Em 1951 o Dr.Danilo retorna à Florianópolis, iniciando suas atividades como médico anestesiologista. A primeira metade dos anos cinqüenta, a especialidade começa a se desenvolver em Santa Catarina. O próprio Dr. Danilo ajudou a treinar outros colegas médicos como os Drs.Eros Clóvis Merlin, Luiz N. Furtado de Mendonça e Mauricio Marques Vieira. Na mesma época o Dr.Júlio Paupitz Filho iniciava-se como anestesiologista, orientado pelos anestesiologistas já em atividade em Florianópolis.
Ressalte-se que por esta época inexistiam Centros de Ensino e Treinamento (CET) em Anestesiologia supervisionados pela SBA. Paralelamente,em 1952,da cidade de Joinville, partia para o Rio de Janeiro, o Dr. Caetano Leão Cabral, um clinico geral, que havia fundado o Banco de Sangue do Hospital São José, daquela cidade, para realizar um estágio no Hospital do IPASE. Ao voltar para Joinville, o Dr. Caetano trouxe consigo um aparelho de anestesia, realizando as primeiras intubações traqueais na cidade, além da utilização do ciclopropano. Daí foram dispensados os serviços das irmãs de caridade Helze e Josefa,que até então administravam o éter através da máscara de Ombrédanne.
O Dr. Caetano permaneceria como único anestesiologista da cidade de Joinville, no norte catarinense até a década dos sessenta, quando juntam-se a ele os Drs.Alvaro Wippel, Liberato Antonio Poffo, Ondyr Clímaco Macuco e Valmir Favreto. Os três constituíram o embrião do que tornou-se o Serviço de Anestesiologia de Joinville, hoje formado por mais de setenta  anestesiologistas.
Apesar de pouca documentação existente sabe-se que pelo início dos anos sessenta, Santa Catarina contava com vários anestesiologistas espalhados pelos principais centros médicos do Estado. Além de Joinville, em Lages trabalhavam os Drs.Acácio de Arruda Ramos e Claudio Pavão;em Blumenau os Drs.Armando Kohler e Nelson Luiz Margarida; em Itajaí os Drs. Everaldo Sabatini e Juarez Queiroz Campos; em Criciúma o Dr.João Conrado Leal; em Tubarão os Drs. José Warmuth Teixeira e Claudionor Scarpetta Borges; em Joaçaba o Dr. Arildo Disaró ,em Chapecó ; em Caçador o Dr.Luiz Rodolfo Richter; em Chapecó o Dr. Arno Hepp e em Mafra o Dr. Fernando Reitmeyer. Destes alguns ainda estão em atividade, outros aposentados ou tranferiram-se para outros estados e há aqueles falecidos.
Dois destes pioneiros chegaram à presidência da SBA, os Drs.Danilo Freire Duarte em 1961 e José Warmuth Teixeira em 1975, mais tarde os Dr. Renato Almeida Couto de Castro em 2001 e o Dr. Jurandir Coan Turazzi em 2008, ambos de Joinville, também chegaram à presidência da SBA, todos depois de uma longa folha de serviços prestados à especialidade e à vida associativa.
No final de 1960, como já houvesse número suficiente de anestesiologistas no Estado, alguns deles já possuindo o Título de Especialista em Anestesiologia (TEA) obtido por prova escrita, que depois se transformou em Título Superior de Anestesiologia (TSA) adicionando ao exame escrito, o oral, através da SBA. Assim o Dr. Danilo Freire Duarte, iniciou gestões junto à ACM para a criação do Departamento de Anestesiologia, que em 1961 foi alçado à categoria de regional catarinense da SBA, que se fez presente nas reuniões da especialidade de âmbito regional e nacional, defendendo os interesses dos colegas catarinenses e prestigiando os movimentos nacionais de defesa de classe. Destaque-se que o  Departamento de Anestesiologia da ACM, publicou de janeiro 1968 à setembro de 1972 um Informativo denominado “Narcose” cujo editor foi o Dr. José Warmuth Teixeira
Este Departamento daria origem, vinte sete anos mais tarde, à SAESC, fundada em 1988, sob a presidência do Dr. Eros Clovis Merlin Filho, hoje regional de Santa Catarina, que congrega mais de duzentos e oitenta sócios espalhados pelas várias cidades do Estado. Pela SAESC já passaram vários colegas presidentes ,cujo atual é o Dr. Glauco Facão Acquati  de Joinville.
Anestesiologistas catarinenses, após exercerem vários cargos na Diretoria da Regional, integraram à Diretoria da SBA, Drs. Carlos Alberto da Silva Junior, Mário José da Conceição, Renato Almeida Couto Castro e Jurandir Coan Turazzi.
Em junho de 1967, o Dr. Danilo Freire Duarte envia carta à SBA, na qual faz solicitação de credenciamento do que seria o primeiro CET-SBA e que funcionaria no Hospital Governador Celso Ramos da extinta Fundação Hospitalar de Santa Catarina, em Florianópolis. Depois de cumpridas as formalidades necessárias, o CET-SBA foi credenciado em setembro de 1967. Formou então o seu primeiro residente o Dr. Amir Antonio Martins Filho, acometido de enfermidade que o levaria de maneira prematura, ele permaneceu até a sua morte com um dos seus Instrutores.
Em 1972 este CET adicionou como hospitais afiliados a Maternidade Carmela Dutra e o Hospital Infantil Edith Gama Ramos, ambos também da extinta Fundação Hospitalar de Santa Catarina, supervisionados respectivamente pelos Drs.Norton Mário Silveira de Souza e Carlos Alberto da Silva Junior
Desde a sua fundação este CET-SBA formou mais de uma centena de profissionais, contando atualmente com sete ME1, sete ME2 e sete ME3, total de vinte e um e cujos responsáveis depois do Dr.Danilo foram os Drs. Saul Fernando Linhares, Sergio Galluff Pederneiras, Getulio Rodrigues de Oliveira Filho e o atual é o Dr Jorge Hamilton Soares Garcia.
Em 1978 a anestesiologia tornou-se disciplina do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como seu primeiro professor titular o Dr. Danilo Freire Duarte, oriundo da Farmacologia, contando ainda com os professores Norton Mário Silveira de Souza, Edegar Alves Ferreira e Carlos Alberto da Silva Junior, este último, substituiu o Professor Danilo, tornando-se por concurso o segundo Professor Titular da disciplina em 1992.
Na mesma época O Dr. Carlos Alberto organizou e chefiou o Serviço de Anestesiologia do Hospital Universitário (HU) da UFSC, cuja primeira anestesia foi realizada por ele e mais o Dr. Tanaro Pereira Bez, estando ainda lá no HU as Dras. Maria Anita Spinola Bez Battti, Maria Cristina Simões de Almeida e Karin Elisa Schemes
Recentemente e infelizmente, por uma reforma no curso de medicina da UFSC, a disciplina foi anexada ao departamento de cirurgia e tornou-se apenas optativa. A disciplina conta atualmente com a Dra. Maria Cristina Simões de Almeida, que fez doutorado em anestesiologia na Alemanha.
Em 2007 falece o Dr. Danilo Freire Duarte.
Em 1980 o moderno e recém inaugurado Hospital Infantil Joana de Gusmão, tomou o lugar do extinto Edith Gama Ramos como afiliado no CET que com ele, passou a denominar-se CET Integrado da Secretaria Estadual de Saúde.
Em 1988 outro CET-SBA foi criado na cidade de Joinville, tendo como responsável o Dr. Renato Almeida Couto Castro, que vem formando dezenas de médicos anestesiologistas e conta atualmente com oito vagas por ME por ano num total de vinte quatro.
Foram credenciados recentemente novos CETs pela SBA em Santa Catarina, o CET do IPMMI-Hospital Marieta Konder Bornhausen de Itajaí o e CET do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão.
Em Florianópolis, criou-se de forma pioneira a primeira especialização em anestesia pediátrica, em regime de residência médica através de um terceiro ano opcional, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, sob a responsabilidade dos Drs. Carlos Alberto da Silva Junior, Mário José da Conceição e Fernando Xavier Roberge, formando desde de sua criação em 1989 vários especialistas nacionais e estrangeiros.
Santa Catarina tem sediado vários eventos científicos e associativos de âmbito nacional, regional e estadual ligados à anestesiologia, em 1963, entre eles que foi marco importante a realização da 2ª. Jornada Sulbrasileira de Anestesiologia (Josulbra) que em 2012 completou sua 47ª. Versão.
Durante estes últimos 51 anos, revezando-se com Rio Grande di Sul e Paraná, Santa Catarina ininterruptamente realiza esta Jornada, inscrita no calendário oficial da SBA. Já foram realizadas Josulbras em Tubarão (5ª. Josulbra – Gravatal), Blumenau, Itapema e Criciúma. Atualmente Florianópolis e Joinville por questão logística  revezam-se na realização das Josulbras.
Em 1986 foi realizado em Florianópolis, o 33º. Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA), cujo Presidente foi o Dr. Carlos Alberto da Silva Junior, no qual compareceram 1600 anestesiologistas. Em 2002 foi a vez de Joinville onde foi realizado 49º. CBA, sob a presidência do Dr. Renato Almeida Couto Castro. Em 2014 será novamente realizado o 61º. CBA em Florianópolis, eventos  maiores do calendário científico associativo da SBA.
A atual diretoria da SAESC é composta pelo Presidente Dr. Glauco Facão Aquati, o Vice-Presidente Dr. Augusto Key K. Takaschima, o Diretor Financeiro Dr. Marcos Lazaro Loureiro, o Secretário Geral Dr. Giovani de Figueiredo Locks, o Diretor Cientifico Dr. Giorgio Pretto e os Diretores do Conselho de Defesa Profissional Dr. Carlos Alberto da Silva Junior, Dr. Eric Benedet Lineburger e Dr. Jean Abreu Machado.